O que somos?

O Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia é um dos instrumentos da Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia para aproximar os estudantes de Fisioterapia de todo o país com vistas a dialogar sobre a conjuntura político-econômico-social em que a Fisioterapia se insere enquanto profissão da área da saúde que tem um papel social. Trata-se de um encontro com caráter político-científico-cultural em que os estudantes são convidados e envolvidos a debater diversos assuntos que têm relação direta ou indireta com a formação profissional e cidadã. O EREFISIO caracteriza-se como um espaço de encontro de culturas, de troca de saberes e formação política e principalmente de fortalecimento de laços para a construção do Movimento Estudantil de Fisioterapia no âmbito Nacional. O Encontro faz parte de um projeto de atividades planejadas pela Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia – ENEFi, entidade representativa dos estudantes de Fisioterapia, que se organiza há oito anos discutindo, construindo bandeiras e executando ações com o intuito de promover e contribuir com o processo de evolução da sociedade brasileira.

Enquanto movimento estudantil universitário, a Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia – ENEFi – compreende a necessidade de resgatar o papel da universidade brasileira como geradora de conhecimento científico, e propagadora desse conhecimento produzido, já que o que se tem verificado é o afastamento desse conhecimento da realidade social do país, a conseqüente redução da aplicabilidade dele às reais necessidades da população e o apelo aos interesses meramente mercadológicos em detrimento de uma formação que garanta a promoção dos direitos conquistados na Constituição Federal de 1988. O Sistema de Saúde Brasileiro, por exemplo, que deveria ser objeto central de pesquisa dos estudantes e docentes em saúde, deixa de ser enxergado como um desafio em construção para ser um mero lócus promotor de ascensão social.

Diante deste cenário, é fundamental que o encontro se destine à organização dos estudantes para um maior envolvimento político com a realidade social do povo brasileiro, construindo o Movimento Estudantil de Fisioterapia, resgatando o papel da universidade e dos estudantes como protagonistas, responsáveis por mudanças radicais no sistema societário de nosso país.

Esse evento é de inteira responsabilidade do Movimento Estudantil de Fisioterapia, representado pela EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA que congrega estudantes integrantes de Centros e Diretórios Acadêmicos (CA’s e DA’s) ou não. Consta de atividades em que o foco é esclarecer alguns temas em debate no Movimento Estudantil de Fisioterapia, subsidiando a partir de espaços de discussão a reflexão e ouvindo a compreensão do estudante sobre determinados assuntos em rodas de conversa, grupos de discussão, grupos de discussão e vivências, oficinas e grupos de trabalho. Além destas, atividades culturais, o dia turístico e de lazer também fazem parte da programação junto com a plenária final.

Em 2011, o EREFISIO estará em sua XVI edição, ocorrendo, pela primeira vez em Teresina (PI). Está com sede a definir e será norteado pelo eixo central de Saúde e Sociedade, discutido a partir da temática principal “Saúde e Sociedade: A Fisioterapia (re)significando o modelo de saúde por meio da construção popular”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: